domingo, 31 de julho de 2011

Amigos enraizados e edificados em Cristo, e firmes na fé... Cl 2,7

Boa noite, povo amado de Deus!

Ultimamente tenho experimentado a amizade de uma forma bastante diferente. Tenho feito amigos segundo o Coração de Jesus, e a prova disso é o modo como meu círculo de amizades está sendo formado. Tenho feito amigos em torno da mesa, mas não de bar... é a mesa do Altar.


Já publiquei um post falando disso, chamado "Eucaristicamente amigos", e hoje eu tenho um novo testemunho sobre a importância das amizades em minha vida. Hoje falarei de duas amigas, tão jovens quanto eu e com uma espiritualidade geminada à minha. Refiro-me a Ana Magna e Ana Beatriz, que comigo caminham e partilham sobre a fé.

Esses dias que antecedem meu embarque rumo à JMJ tem sido bastante difíceis no que tange à vida de oração. A ansiedade e o nervosismo atrapalham meus momentos de intimidade com Deus, e a agitação me tira do foco o céu, para onde vivo olhando. Mas meus amigos estão intercedendo por mim, e eu preciso corresponder a essa dedicação de alguma forma. As duas referidas irmãs de caminhada me surpreenderam hoje após a Santa Eucaristia. Entregaram-me um envelope, uma carta mesmo com os seguintes dizeres, que tomo a liberdade de tornar públicos, para edificar como testemunho:

"Enraizados e edificados n'Ele... firmes na fé." Cl 2,7.


Querido amigo Eduardo:


Temos certeza que viverá em Madrid uma grande festa da fé onde o Espírito de Deus agirá com força e sabedoria. Desejamos que este grandioso Encontro dê frutos abundantes na sua vida, de todos os jovens peregrinos e de toda a Igreja.


Que você e todos os jovens possam viver a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós. Deixamos-lhe um belíssimo poema de Fernando Cardoso, parte integrante do livro 'O meu memorial' (Ed. Portugal Mundo).


Dia Mundial da Juventude

Juventude é sol nascente,
ditosa aurora da vida,
é mar revolto, corrente,
longínquo cais de partida.

Juventude é esperança,
chama sedenta de amor,
música, passo de dança,
é raiz, néctar e flor.

Juventude é rara graça
que Deus deu à Natureza.
Vive-a bem, que quando passa
deixa saudade e tristeza.


Ass.


Ana Beatriz de Oliveira e Ana Magna de Fátima Pereira.
31/07/2011


Confesso que fiquei extasiado. Posso perceber que a simplicidade das palavras está muito bem conjugada com a magnificência da partilha de uma fé idêntica. Junto à carta veio uma medalhinha do Imaculado Coração de Maria, no qual eu devo me espelhar e aprender, para me aproximar do Coração de Jesus. Estou convicto de que amizade não se troca, não se dá, nem pode ser emprestada ou alugada. É uma questão de conquista. É raro ver amigos que, em seus momentos de oração, lembram de seus fráteres e os entregam aos Corações de Jesus e Maria.

Só amigos que nascem desses dois corações são capazes de nos fazer chorar enquanto escrevemos em um blog. Não é choro de alegria, muito menos de tristeza. É o que os místicos da Igreja denominam de "dom das lágrimas". Sempre fico decepcionado por encontrar no mundo pessoas que não tem amigos como os que eu tenho. Tenho dó de quem só tem colegas ou vizinhos. Muita gente não tem uma experiência com Deus por não saber que essa relação se trata de uma amizade com Ele. O que seria de mim se vivesse sozinho? Até as flores são mais felizes quando não estão sós.



Ana Beatriz e Ana Magna, obrigado pela amizade. Ela me enriquece muito mais do que possam imaginar! Vocês serão entregues ao Imaculado Coração de Maria por mim no Santuário de Fátima, e ele cuidará de vocês!

Amo muito... muito mesmo!!!


Música de hoje, "Amigo é só me chamar" de Celina Borges. "O nosso Deus é cúmplice de nós!"


AMIGO É SÓ ME CHAMAR
Celina Borges



Abraços e até 28 de Agosto, se Deus quiser!

2 comentários:

  1. Oi, Eduardo! Estou emocionada por tamanha consideração. É por isso que a Palavra de Deus nos diz que “quem encontrou um amigo encontrou um tesouro” (Eclo 6,14b).
    A sua amizade é um grande presente de Deus para mim. Obrigada pela sua amizade!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana! Que o mundo possa testemunhar nossa amizade, que nasceu da Eucaristia e de um maravilhoso caminho vocacional. Deus abençoe a nossa amizade sempre!!!

    ResponderExcluir