quinta-feira, 28 de julho de 2011

JMJ: 10 dias para um voo inesquecível

Boa noite, queridos!

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

Quero partilhar com vocês hoje um pouco da minha expectativa para a Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Madrid, nos próximos dias 16 a 21 de Agosto. Minha viagem se inicia, no entanto, no dia 7, quando embarco em Belo Horizonte rumo a Lisboa, capital portuguesa.
Esperar é o verbo mais apropriado para descrever o que vive um jovem que aguarda a JMJ. Meu grupo, composto por 15 pessoas, começou a caminhada rumo a Madrid em Junho de 2010, somando catorze meses de preparação para esse grande encontro de fé.

Fizemos cantinas na paróquia, eventos artísticos e rifas para angariar fundos que abatessem um pouco os custos da viagem; rezamos às terças e quartas-feiras. Envolvemos nossos familiares e amigos na emoção de viver uma JMJ e, junto ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, reafirmar nossa fé, enraizada e edificada em Cristo (Cl 2,7).

De agora em diante, a expectativa se converte em nervosismo. Vacinas para tomar, euros para trocar, emissão dos bilhetes dos voos e confirmação dos locais de estadia; a mala sobre a cama e a mochila também. O passaporte está junto ao restante da documentação necessária para entrada na Europa. O corpo já reflete sinais visíveis de um cansaço que se estende por vinte meses sem férias, aguardando Agosto chegar para a viagem.

Tudo está caminhando e o dia 7 de Agosto está cada vez mais próximo. Dia 8 chegaremos pela manhã a Lisboa, de onde partiremos para o Santuário de Fátima. Iniciaremos nossa JMJ pedindo à Santíssima Virgem Maria que nos conduza à contemplação do Coração de seu Filho nesse encontro mundial da juventude católica.



Pela noite, mas no mesmo dia, partiremos de Fátima rumo a Santiago de Compostela, já na Espanha, Comuniade Autônoma da Galícia, onde conheceremos o túmulo do apóstolo Tiago. Na magnífica catedral barroca, reafirmaremos nossa fé apostólica, que desde a antiguidade iluminou os céus da Península Ibérica.





Dois dias se passarão e partiremos para Lugo, cidadezinha pacata da Galícia. Lá, conheceremos a realidade da Igreja na Espanha, experimentando um pouco das tradições e diversas manifestações de fé do povo espanhol. Teremos encontros com o clero local, assim como o bispo diocesano. A cidade orgulha-se por manter preservada a única muralha do período de dominação romana na totalidade de seu perímetro. Fundada em 25 a.C., Lugo é uma das cidades mais antigas da Ibéria.


Dia 15 partiremos em direção ao nosso destino. Madri nos espera. Imagino que o povo espanhol aguarda por nosso sorriso. Entre os dias 16 e 21, celebraremos a alegria de ser jovens católicos, que amam e doam a vida por Cristo, em sua Igreja. Dia 18 será a acolhida do Santo Padre. A noite de 20 para 21 de Agosto será o ponto máximo da JMJ, com a grande vigília, consagração da juventude ao Sagrado Coração de Jesus e celebração de envio dos jovens para o anúncio do evangelho por todo o mundo. Ao final, será anunciada a sede da próxima JMJ.






No mesmo dia 21 voaremos do Aeroporto Internacional de Barajas em Madrid para Roma, a cidade eterna. Lá, teremos a oportunidade de peregrinar pelas quatro basílicas papais -- São Pedro, São João de Latrão, São Paulo Extramuros e Santa Maria Maior. Alguns dias na capital italiana, nosso grupo se desintegrará em subgrupos, que irão conhecer outros cantos da Europa de acordo com o interesse de cada um.




Eu não poderia deixar de conhecer a Abadia do Montecassino, mosteiro que São Bento fundou no ano 529 d.C. Lá poderei contemplar a beleza da espiritualidade beneditina.





De volta ao Brasil, terei que testemunhar a fé, que foi enraizada em Cristo na JMJ. Corro ainda o sério risco de ter que assumir uma jornada mundial em solo tupiniquim. Que assim seja, amém!

HINO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - MADRI - 2011
VERSÃO ESPANHOLA



Para quem quiser conhecer mais sobre a Jornada Mundial da Juventude de Madri, acesse: www.madrid11.com.

Enraizado e edificado em Cristo, firme na fé! Cl 2,7

Abraços do ansioso Didu!

5 comentários:

  1. Boa jornada p vcs! Tragam experiências maravilhosas para partilharem conosco. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, o blog está cada dia melhor! Na medida em que fui lendo e visualizando as imagens, senti como estivesse em cada um desses lugares santos. Desejo, de coração, que todos vcs colham muitos frutos nesta JMJ. Bj. Ana Magna.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mirian! Amei sua presença no blog. Seja bem vinda! Com certeza, trarei experiências únicas para partilhar! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana! Que alegria em cada comentário seu! Os frutos que colhermos serão partilhados no retorno. Sei que Deus quer muito de mim, e eu lhe darei o meu tudo! A gente se encontra antes da viagem! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eduardo! Já estou ansiosa pela partilha (rsrs). Eu não tenho dúvidas que Deus quer muito de você e você dará tudo, tudo mesmo!! Que Deus continue derramando bênçãos em sua vida. Bj.

    ResponderExcluir