sexta-feira, 15 de julho de 2011

A melodia da Paixão

A sexta-feira é, para nós cristãos, um dia fundamental de contemplação da Paixão do Senhor. Hoje, na paixão semanal de cada homem, o Cristo se doa novamente em amor a todo aquele que tem a coragem de se aproximar do Calvário. A cena, terrível aos olhos, atrai o coração daqueles sobre os quais é derramado o sangue puríssimo da salvação.


Hoje é o dia de contemplar a cruz. A dor é desejada como refrigério do espírito, e o gosto pela fé já não traz o sabor amargo de outrora. Cada ferida do Cristo Crucifixo é um ponto de pecado que se transforma em chaga mortal. Já não há mais lembrança, mas presença de pecado que se transforma em graça.

A Cruz é o lugar da adoração de cada cristão que deseja a dignidade deste nome. O movimento do olhar humano, embora seja para cima, encontra uma cabeça pendida sobre a miséria da humanidade. Um olhar, morto pelo pecado, e outro morto pela justiça divina.

A glória do cristão não está em simplesmente levar a Cruz, mas tornar-se um com ela. Creio que a sexta-feira, que para mim é o dia mais cansativo da semana, seja o dia que representa por excelência o cansaço da humanidade por carregar o pesado fardo do pecado. A paixão, vivida mais intensamente hoje, deve ser levada na alma de cada homem para que, ao chegar o terceiro dia, possa experimentar a inefável graça da ressurreição.

O altar é o nosso Calvário. Sobre ele continua sendo oferecido o único e eterno sacrifício da nossa redenção. Quando me aproximo do altar, sei que me aproximo do local sagrado e sangrado, no qual foi imolado o Cordeiro Santo. O instrumento de sacrifício é de madeira, matéria viva que gera a morte para a vida. A paixão, vivida intensamente, é a melodia mais bela de cada cristão que vive da vida que brota da cruz.

Abraçar a cruz é desejar tê-la na vida; beijá-la é ter o Deus que nela morre. Tê-la é possuir o amor que dela brota.

Adoremos. A cruz é o ponto de intercessão entre o céu e nós.

Uma lindíssima música de Pe. Alex Favarato, CP, reitor do Santuário São Paulo da Cruz em Belo Horizonte. Com ele, canta a querida Patrícia Cardoso, com quem já tive a honra de estudar um pouco de canto, dona de uma voz cheia de poder celestial.


Abraço!

Didu

Nenhum comentário:

Postar um comentário