quarta-feira, 13 de julho de 2011

Crer e cantar... eis a razão


“Se quereis saber o que cremos, vinde ouvir o que cantamos!”
Santo Agostinho


Eu creio. Esta é uma expressão forte ou, como dizemos, curta e grossa. Crer é bem diferente de acreditar, pois exige adesão, e não um simples e imparcial ato de dar crédito. Crer é definitivo, enquanto acreditar é passageiro.

Minha profissão de fé no catolicismo começa no “creio”. Minha renovação das promessas do batismo no sábado santo também se resumem ao “creio”. É uma livre escolha da minha parte, mas que se impõe diante do inefável amor de Deus.

A fé que eu professo deve estar nítida na música que eu canto. É preciso que a adesão seja inteira, completa e irrevogável, embora eu não seja um ser inteiro, completo e totalmente seguro. É que grita a minha condição humana, herdeira do pecado original... assunto para outra hora.

Tenho que crer naquilo que eu canto e cantar aquilo que eu creio. Tenho que aderir à música, em sua letra e melodia. Viver a melodia e rezar com a letra; ter Deus em minha vida em verso e prosa. Poder cantar a poesia que é viver em Cristo.

A nossa música católica é canal de graça para o mundo secularizado e dessacralizado. É a arte da evangelização em notas. A vida do músico católico tem que ter harmonia. Seja em clave de Sol ou ato de Fé.

Ensaio é fácil. Difícil é o testemunho.

A seguir, uma canção lindíssima interpretada por nossa querida Adriana.



Abraços!

Eduardo Parreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário