sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Coração de Cristo



"(...) aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração." Mt 11,29b


Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam sempre com vocês!


Hoje partilharemos a solenidade desta sexta-feira, 1 de Julho de 2011: a festa do Sagrado Coração de Jesus. O que significa para nós católicos essa tão importante celebração? Basta olhar para a cruz e nela encontraremos o Senhor morto, com seu coração transpassado pela lança, do qual jorrou sangue e água (Jo 19,34). Do Coração do Senhor brota a salvação de cada um de nós.


O Coração de Cristo é o espelho do Coração do Pai (Mt 11,27). É por ele que chegamos ao Criador e nele depositamos todos os nossos fardos (Mt 11,30). Ele é a fonte da nossa salvação, e por isso devemos adorá-lo. É onde encontramos descanso e onde encontramos consolo. É lá que está a origem do amor de Jesus por sua Igreja e por cada homem, salvo por sua entrega total de amor no Calvário.




O coração é o centro, o responsável por manter a vida, por onde passa e é guardada a história de cada homem em particular. É o depósito da Palavra de Deus e da vivência dos sacramentos. É por isso que Deus quer morar lá... é o lugar mais íntimo de cada um de nós. Eis a razão pela qual o Senhor quis entregar-nos o seu Coração Chagado...


Jesus nos exorta a sermos "mansos e humildes de coração", assim como Ele mesmo o é. Mansidão e humildade é o que ele nos pede... mas haja santidade para alcançar!


Mansidão vem da palavra latina "Manus", que significa "Mão" em nossa língua portuguesa -- originária do latim. Manso é aquele que permite ser "tocado pela mão de Deus". Um cavaleiro que adestra um cavalo para torná-lo "manso" é aquele que o ensina a deixar ser tocado por sua mão... Já a palavra "humildade", também de origem latina, tem o seu significado ligado a "humus", terra fértil. A pessoa humilde é aquela capaz de ter um coração fértil, cheio da palavra de Deus e irrigado pela efusão do Espírito Santo.


Jesus viveu a plenitude da mansidão e da humildade, deixando que os soldados o torturassem e os perdoou no alto da cruz: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!" (Lc 23,24). Assim também nos devemos viver e agir.




O Coração de Cristo é para mim, para você, para a Igreja. É para os sacerdotes e religiosos. Para os marginalizados e mergulhados nos vícios que assolam a nossa sociedade. O Coração de Cristo é o depósito do nosso pecado. É ele que recicla nossas faltas e nos mostra o caminho da conversão. É nele que encontramos refúgio para não cair no pecado. É nele que encontramos a salvação. É o lugar da misericórdia. E misericórdia é, também, uma palavra de origem latina com dois radicais: "miserere", que significa "miséria" e "cor,cordis", coração. A misericórdia é o Coração de Cristo que se inclina sobre a miséria humana.


Cristo Jesus desejou que estivéssemos dentro de seu Sagrado Coração. Ele nos atrai para si (Jo 12,32) e nos faz olhar necessariamente para o céu, que é o nosso lugar.


Este ano, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Madrid, na Espanha, precisamente na noite do dia 20 de Agosto, o Papa Bento XVI fará uma consagração da juventude do mundo inteiro ao Sagrado Coração de Jesus. Isto é uma enorme graça para a Igreja que, a partir do encontro do Santo Padre com a juventude, estaremos todos imersos no Coração de Jesus, e não poderemos mais fugir...


Para reflexão de hoje, a belíssima canção "Chagas abertas" de nossa querida Celina Borges.




Reze comigo:


"Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!"


Que Deus nos abençoe sempre!


Eduardo

Um comentário:

  1. Sagrado Coração de Jesus, sede a Rocha que me abriga, porque Vós sois o meu Refúgio. Fazei com que o Vosso Amor e a Vossa Paz me dirijam e me guardem. Ámen

    ResponderExcluir