sexta-feira, 8 de julho de 2011

Belo Horizonte em Santidade

Olá, povo lindo de Deus!

Amanhã haverá em Belo Horizonte, a partir das 21 h no Chevrolet Hall, o evento "BH em Santidade", com apresentações de Alessandra Sales (prata da casa!) e Ministério Adoração e Vida. Estou bastante ansioso por aguardar uma nova experiência com Deus por meio da boa música católica.

Meu primeiro encontro com Deus aconteceu por meio da voz de dois grandes -- e humildes -- músicos: Tom de Minas e Walmir Alencar, no III Congresso Arquidiocesano da RCC de BH. Foi no ano de 1998, no ginásio do Cefet, na capital mineira.

Lembro-me bem de Tom dando testemunho do exercício de seu ministério de música em um hospital. Ele falava de sua experiência na ala pediátrica de queimados de um hospital de Belo Horizonte (não me lembro qual). Dizia que, enquanto as crianças sofriam com os curativos de queimaduras graves, cantava e louvava a Deus com o dom da música. Dizia também que os pequenos gemiam menos, como que anestesiados pela beleza da canção.

Logo depois, nosso querido Walmir Alencar (então pertencente à banda Vida Reluz) fazia uma pregação cujo conteúdo eu não me lembro. Mas a música que ele cantou ao fim de suas palavras me renderam boas lágrimas: "Celebra a vitória". Amo até hoje essa música e ela me ajuda a celebrar a vitória da vida a cada novo dia que surge.

Amanhã, no BH em Santidade, poderei reviver bastante do meu primeiro encontro com a música. Walmir estará lá, mas sei que Deus é quem realizará sua obra em mim por meio de sua voz.

As composições desse novo trabalho do Ministério Adoração e Vida são, para minha vivência como um cristão (e músico) católico, constrangedoras. Explico o porquê.


Na primeira música intitulada "Eu abro mão", já sou convidado a extrair de mim mesmo o egoísmo. "Eu abro mão de tudo por tua presença" é uma frase de efeito que me impele ao desapego para ter somente Deus como centro da minha vida. Logo após, na canção "Convém", sinto-me envergonhado pelos meus pecados, que contradizem diretamente a natureza para a qual eu fui criado. Em "Receba" percebo os laços de amor entre "o Espírito e a noiva" do Cordeiro, a Igreja. Todos que se aproximarem da Igreja com o coração contrito serão conduzidos, pelo Espírito de Cristo, ao Pai. Eis a conversão!

A faixa "Decididamente" dispensa comentários. Confesso ter dificuldades para ouvi-la. Sinto-me muito longe ainda de Deus. Esta belíssima canção me convoca, simultaneamente, a abraçar e confiar no projeto de Cristo para minha vida. Seguir o Cristo "Decididamente" parece ser para poucos. Mas resta a certeza de que confiar em Deus é uma "decisão" por minha parte. Fato.

"Além do véu" me faz entrar no "Santo dos Santos", atravessar todas as barreiras para me encontrar com o Cristo, aquele mesmo crucificado, morto e sepultado... ressuscitado dentre os mortos e glorioso no céu.

Sinto-me mais à vontade diante de Jesus Eucarístico quando respiro os "Ares da adoração". Ficar com Cristo é ter a mesma experiência vivida pelos discípulos de Emaús. É reconhecê-lo no partir do pão.


"Lugar de adoração e vida" talvez seja a composição mais expressiva -- ao menos para mim -- deste álbum. Espero a semana inteira para encontrar meus irmãos de caminhada; aguardo ansiosamente a Eucaristia da Páscoa semanal do domingo, dia que o Senhor fez para mim. "Cada passo Ele me ordenou, em boa companhia devo andar!" Meus amigos são os meus alicerces; são essas "boas companhias" que me foram dadas por presente. É difícil cantar o final: "Quem é que vai trilhar esse caminho? EU VOU! Quem é que vai seguir a Jesus Cristo? EU VOU! Quem é que vai dizer que 'sim, contigo eu vou'?" Isso me amarra ao amor inefável de Deus e me cobra a prática desse amor.

A doutrina da Igreja, que faz a opção pela pobreza e defesa da vida, está catequeticamente exposta na canção "Escolhe, pois, a vida". Não preciso comentar. Já foi até tema da Campanha da Fraternidade, promovida na Quaresma pela CNBB no Brasil há pouco tempo.

"A Esperança chegando" foi a música deste CD que me fez chorar. Sempre aciono a repetição para ouvir até cansar. Muitas vezes o Cristo chega coroado pelos espinhos do meu pecado. Mesmo assim eu o adoro, e nele espero. Afinal, "Cristo Salvador chegando está!" Nesta hora já não é propício o silêncio, mas deve-se ouvir incansavelmetne o "hosana"!

"Nessa estrada" é uma composição que contem uma mensagem que precisa ser transmitida, especialmente aos jovens. É o testemunho de alguém que encontrou o Cristo e vive feliz por isso!

"Em santidade", música tema do CD, é outra composição que me deixa envergonhado comigo mesmo. "Como posso eu querer que a bênção venha sobre a minha casa?" Afinal de contas, "Em santidade sobre a terra eu devo andar!" Fato!!! É da minha união com Cristo que vai nascer uma nova esperança para o mundo  que aguarda, pela minha vida, uma nova forma de viver a alegria de ser cristão. Ser de Cristo é trilhar o caminho inevitável para a santidade; ou ser santo é trilhar o caminho inevitável para o Cristo. Só depende de mim. Que Cristo seja tudo em meu nada.

Músicas do CD "Em Santidade" -- MAV -- para despertar a vontade de adquirir essa obra prima:

1 - Eu abro mão
2 - Convém
3 - Receba
4 - Decididamente
5 - Além do véu
6 - Ares da adoração
7 - Lugar de adoração e vida
8 - Escolhe, pois, a vida
9 - A Esperança chegando
10 - Nessa estrada
11 - Em santidade
12 - Em santidade (playback)

Se você ainda não tem o CD, faça uma busca pelo youtube. Lá você encontrará várias destas composições. Mas não deixe de contribuir com a obra de Deus, e adquira o seu!

Reze com essas músicas. Depois de ouvi-las insistentemente, tenho experimentado a necessidade de viver "Em santidade".

Até a próxima!


Eduardo Parreiras
Didu

2 comentários:

  1. Bacana demais, Eduardo! A minha conversão aconteceu ouvindo "Imagem e Semelhança" música de Walmir Alencar. De lá pra cá, muitas vezes eu fui tocada pelas canções dele. Do novo cd do Ministério Adoração e Vida muito me tocaram Em Santidade, Ares de Adoração e Decididamente. E cá pra nós: eu nunca vi uma música gravada por eles que não fosse cheia de Unção! O coração está em clima de BH em Santidade!

    ResponderExcluir
  2. As músicas deste novo trabalho são difíceis de cantar, pois são difíceis de viver. Elas nos inserem na responsabilidade de uma vida santa, de renúncias e cheia de Deus. Eu agora preciso responder "Decididamente" ao chamado que Deus me faz... e esta resposta Deus a quer de mim hoje! Abraço!

    ResponderExcluir