domingo, 3 de julho de 2011

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Hoje celebramos no Brasil a Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos. Pedro, a rocha sobre a qual Cristo fundou a sua Igreja e Paulo, que passou de perseguidor a portador do evangelho para o mundo.


Pedro (outrora Simão) recebeu do Senhor as chaves do reino dos céus e fundamentou a fé cristã: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo!" (Mt 16, 16) Tal profissão de fé originou as bases do corpo místico de Cristo, que é a Igreja. O apóstolo recebeu por isso "as chaves do Reino dos Céus" (Mt 16, 19a), juntamente com múnus de ligar ou desligar o céu e a terra. Este múnus (encargo) seria depois confirmado nas três afirmações da fé de Pedro: "'Pedro, tu me amas?' 'Sim, Senhor, eu te amo.' 'Apascenta as minhas ovelhas'". (Jo 21,15-17) Seu nome foi mudado por Cristo para que deixasse de ser um simples pescador para ser pescador de almas e rocha firme sobre a qual seria edificado o novo povo santo, a Igreja.

Paulo, outrora Saulo, era homem douto e perseguia os cristãos. Aprovou o martírio de Estêvão (At 7,54-8,1), devastava a Igreja, invadindo casas e arrastando homens e mulheres para a prisão (At 8, 3). No entanto, a caminho de Damasco, Saulo "viu o Senhor" e "ouviu sua voz". Ao entrar em Damasco, foi-lhe ao encontro Ananias, que lhe impôs as mãos para que caíssem de seus olhos as escamas que o impediam de ver o Cristo.     (At 9,1-20)

Pedro, a rocha da fé; Paulo, a rocha da palavra. Os dois, simples homens como nós, edificaram a Igreja e a fizeram crescer. Pedro, crucificado como o Cristo, verteu seu sangue em amor ao Filho do Homem, com quem andou e de quem teve seus pés lavados na última ceia. Paulo, decapitado por conhecer o Cristo em seu coração e levá-lo com sua inteligência a todos os povos. Paulo, também constituído apóstolo pelo próprio Senhor após sua ascensão, não o conheceu em terra, mas o proclamou corajosamente para a conversão dos homens.

Os dois apóstolos, colunas de sustentação da Igreja, são hoje celebrados. A cor litúrgica é o vermelho, lembrando o sangue de seu martírio. Em Pedro e Paulo temos que testemunhar a fé que recebemos em nosso batismo e sobre os quais está edificada. Pedro Apóstolo o Primeiro dos Apóstolos continua sua missão pela sucessão apostólica na pessoa do PAPA, para que a Igreja proclame sempre o evangelho da salvação. Paulo Apóstolo também continua sua missão em cada um de nós, que temos o dever de levar o evangelho aonde Cristo ainda não é conhecido.

Amados, não esqueçamos de uma coisa: nossa Igreja, tem nas mãos as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligar na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligar na terra, será desligado nos céus. O que queremos de nós mesmos? É preciso estar ligado à Igreja, que caminha sob a primazia do ministério de Pedro, para que sejamos ligados ao céu. Precisamos caminhar com a sabedoria de Paulo, para conhecermos o caminho a seguir.

Doemos também o nosso sangue. Ele, unido ao Sangue de Cristo, garante a salvação e promove a fertilidade da Igreja.

Para nossa oração, posto uma música da Banda Dom, interpretada por Bruno Camurati, "Canção de Pedro", e uma de Celina Borges, "Enquanto louvamos".



Rezemos com São Pedro e São Paulo, apóstolos.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário