sábado, 2 de julho de 2011

Igreja: comunidade imersa no amor do Coração de Jesus


Olá, amigos!

Estou muito entusiasmado com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus hoje, pois tenho vivido uma experiência muito linda nele. Venho bebendo do sangue e da água que jorrou deste Coração aberto na cruz, o que tem me dado a oportunidade de viver mais intensamente a busca pela santidade. Por isso não me contive e escrevi um segundo post a respeito desta tão importante data para a Igreja.

Tenho amado muito a Igreja, com toda a sua graça, sua riqueza cultural e religiosa. É muito bom rezar a Liturgia das Horas nas Laudes e Vésperas, o Terço Mariano, Terço da Misericórdia; a Santa Missa dominical é o momento máximo da minha semana. Ouvir as homilias de Pe. João e Pe. Arayldo, que estão cada vez mais imersos no Coração de Jesus e o transmitem a todos que ouvem suas palavras. É na minha paróquia que eu posso me realizar inteiramente como um cristão católico.

O Coração de Jesus é o Coração da Igreja. A vivência da Eucaristia nos remete necessariamente a Ele. O amor de Cristo nos uniu em uma congregação de homens cheios de pecado, mas confiantes em seu projeto de vida e de redenção. A cada comunhão eucarística, somos introduzidos nessa realidade de amor que pulsa do céu em direção à terra.

Há treze anos eu tenho a graça de cantar nas missas da minha paróquia. Por várias vezes e diversos motivos precisei de afastamento do ministério de música para empenhar-me em outras atividades. Já trabalhei no dízimo, liturgia, crisma, grupo de jovens, grupo de oração da RCC, escritório arquidiocesano da RCC em Belo Horizonte; atualmente, sou acólito e ministro extraordinário da Eucaristia. Sou membro do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) da paróquia. Tantas coisas para, no final das contas, ser simplesmente um apaixonado pela Igreja. Nela eu sinto o Coração de Jesus pulsando o meu nome... é pela vivência da palavra de Deus que eu me edifico e enraizo em Cristo, com firmeza na fé (Cl 2,7).

O Coração de Jesus é a nossa casa. É nele que encontramos a salvação e a remissão de nossos pecados. Mas essa experiência passa pela nossa comunidade paroquial, onde se realiza a evangelização e a catequese primárias. Na paróquia Santo Agostinho em Contagem-MG, da mesma forma que a paróquia em que você, leitor deste blog, habita, realiza-se e está presente a Igreja inteira, toda imersa no Coração de Cristo.

Vejo o trabalho dos vicentinos, que dedicam seu tempo a levar vida e esperança aos mais necessitados. A pastoral da criança, embora não seja tão atuante ainda em minha comunidade, realiza o tão belo e conhecido trabalho de combate à desnutrição infantil, dando condições às famílias carentes de dar uma criação mais digna às suas crianças. Vemos também, em um ambiente mais abrangente e não necessariamente paroquial, os jovens consagrados Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, da Toca de Assis, levando dignidade e amor aos moradores de rua, em sua maioria usuários de drogas das mais variadas espécies. Aí também está o Coração de Jesus. E como está!!! É a realidade de um coração que pulsa de amor pela humanidade, desolada em si mesma.

Ao celebrar o Sagrado Coração de Jesus, a Igreja nos insere nele, e nos torna alvos desse amor incondicional de Deus por sua criação. Amar esse Coração Chagado significa abraçar a dor da cruz na esperança da gloriosa ressurreição. Porém, ao abraçar a cruz e beijar o lado aberto de Jesus, torna-se preciso levar a humanidade inteira conosco. Uma vez imersos em sua Divino Amor, poderá renascer uma nova comunidade humana, cheia de Cristo e de seu Espírito.

Pela intercessão de Maria, amemos o Coração de seu Filho. Por ela, cheguemos a Ele, Senhor da nossa história e dono do nosso pequeno e sujo coração. Hoje, o Coração do Filho; amanhã, o Coração da Mãe... os dois batem no mesmo ritmo, em direções diferentes... mas meu nome pulsa nos dois...


Para a nossa oração de hoje, sugiro ouvir duas belíssimas canções de nosso querido Walmir Alencar.


“O Amor precisa ser amado”


Nesta canção podemos rezar pela relação do Coração de Jesus com sua Igreja, que o transmite ao mundo.



“Foi assim”


Esta música nos insere no mistério do amor inefável do Coração de Cristo por cada um de nós, de maneira particular.



Reze e cante. A música tem grande importância no processo de cura do nosso coração.


“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!”

Didu

Nenhum comentário:

Postar um comentário