sábado, 2 de julho de 2011

Imaculado Coração de Mãe

Olá, amados!

 Hoje celebramos a festa do Imaculado Coração de Maria, no dia seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Maria, toda santa e pura, intercede por nós como um reflexo da santidade de seu Filho.


Ao conceber Jesus em seu ventre, Maria quis, unicamente, realizar a vontade de Deus, mesmo sem compreender exatamente qual seria o seu plano de amor. Toda imersa em Deus, aceitou conceber em seu ventre o Verbo de Deus, tornando-se o primeiro sacrário. Porém, antes de receber Jesus em seu ventre, Maria o recebeu em seu Coração, Imaculado em si mesmo, todo preservado da desobediência que gera o pecado. A prova mais concreta da Imaculada Conceição de Maria é exatamente sua obediência absoluta à vontade de Deus. Sua submissão a exaltou sobremaneira e, por isso, "todas a gerações a chamarão de bendita" (Lc 1,48). Maria, em seu serviço de amor e graça à humanidade, fez-se serva para nossa humanidade fosse exaltada pelo amor incondicional de Deus. Assim, sua humildade a exaltou (Mt 23,12) e a colocou acima de todo ser humano.

O Coração de Maria é o refúgio do pecador. É nele que podemos esconder-nos das ocasiões que nos levam ao erro e à desobediência; ele é o exemplo perfeito de seguimento a Cristo e adesão ao seu projeto salvífico. Transpassado por uma espada de dor (Lc 2,35) seu Coração suporta também as dores da humanidade, mas em forma de súplica, e não de sacrifício.

A Igreja, ao celebrar o Imaculado Coração de Maria, entrega-se toda à sua intercessão, clamando pela mãe para que o Filho atenda, como nas bodas de caná (Jo 2,1-12). Celebrar a Mãe de Deus é celebrar também a nossa Mãe. Somos filhos adotivos de Maria, por vontade de seu próprio filho pregado na cruz, em seu ato supremo de amor (Jo 19,25-27). E lá, no Calvário, estava a Mãe das Dores, sofrendo pela dor de seu Filho e esperançosa pela iminente ressurreição que haveria de dar nova chance à nossa miserável humanidade de alcançar a redenção.

Celebrar Maria é celebrar o Cristo em sua origem. Se nossa gênese está no coração de Deus, a gênese de Cristo neste mundo estava no Coração de Maria, onde Ele foi acolhido pela humanidade. Outra prova da santidade suprema de Maria é que ela o acolheu inteiramente, como Homem e como Deus; nós, pecadores, não o recebemos e o entregamos à morte, para pagar por nossos pecados (Is 53).

O Imaculado Coração de Maria é canal de efusão do Espírito Santo. Por sua intercessão, vem a nós o Paráclito, o Consolador, Advogado de nossas almas. Nós, músicos que entregamos nossas vidas e o nosso dom a Deus, precisamos achegar a cada instante a esse Coração Imaculado para que tenhamos sempre a vivência da efusão do Espírito Santo em nosso ministério.

Amemos Maria. Santa e imaculada em sua conceição. Amemos o seu Coração. Por ele chegamos ao Coração de Cristo. A ele eu entrego todos os meus parentes, amigos e afilhados. A ele eu consagro a Igreja e toda a humanidade para que, neste Coração Imaculado, possa encontrar o caminho para o Coração de Jesus.

 Para hoje, a bela composição de Walmir Alencar (mais uma dele, rsrsrs).


Vinde, Espírito Santo, vinde por meio do Imaculado Coração de Maria,
vossa amadíssima esposa!!!

Abraços!!!

Didu

2 comentários:

  1. Com Maria aprendemos a ser uma Igreja viva, presente, atuante, pois ela ensina-nos a escutar e a testemunhar o evangelho do Senhor. Celebrar o Coração Imaculado de Maria é celebrar a vida que vêm de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Com Maria aprendemos que ser de Deus é o melhor que se pode ser.

    ResponderExcluir