sábado, 28 de janeiro de 2012

NADA ANTEPOR A CRISTO



Bom dia, povo de Deus!

Estão terminando as minhas férias, e eu posso dizer que consegui descansar, finalmente. Foram quase 30 dias em casa, sem quase viajar, mas curtindo minha casa e meus amigos. Segunda-feira já será dia normal de trabalho, dando as boas vindas à produtividade em 2012; não que eu não tenha produzido durante as férias, quando dei umas boas faxinas na casa, mas agora é hora de colocar os pés na rua e voltar à rotina casa-trabalho-igreja-amigos. A esta rotina, já incluí a oração como rotina neste ano de 2012, no sentido de intensificar a espiritualidade, deixando Deus falar em mim. 2011 foi o meu ano de falar a Deus as aspirações do meu coração; este ano será Ele quem me dará suas sugestões para viver.


Quero viver este ano de trabalho e oração com profundidade, sem permitir que a correria me impeça de estar com Deus. Seja no ônibus, no intervalo para o almoço no trabalho, em atividades domésticas daqui de casa, em tudo quero deixar que Cristo seja todo em meu nada. Ele, misericordioso, debruça sobre minha miséria e me faz alçar voos mais altos. Eu, pobre pecador, permito que Ele entre em minha casa, meu trabalho e meus afazeres na paróquia para que meus trabalhos frutifiquem e me edifiquem.

"Christo nihil praeponere!" Será este o meu lema do ano de 2012. "Nada antepor a Cristo!" Deixar que Ele dirija meus passos e me guie pelos caminhos que melhor lhe aprouver. São Bento, que me inspira a "orar e trabalhar", é o mesmo que me indica que nada devo observar que não seja primeiro o amor de Deus. Nada. Tudo deve partir da graça de Deus e, ao mesmo tempo, conduzir a ela. Não há sentido trabalhar e edificar muito sem o amor, que é a liga verdadeira que mantém os homens unidos ao Cristo.

Estou me distanciando de certas ideias incompletas, que não permitem que experimentemos o amor de Deus em uma mística legítima. Há correntes filosóficas e teológicas que, na tentativa de humanizar as experiências com o divino, acabam se tornando uma experiência apenas sociológica, sem um sentido cristão autêntico de vida que se vive na oração.


Quando experimentamos o Cristo, sentimos o amor que arde em nós e nos impulsiona para águas mais profundas. Aí sim, pode ser realizada a vivência completa do cristianismo, que vem de Deus, passa por nós, chamados ao serviço, e se traduz em graças na vida das pessoas, seja na promoção humana subjetiva ou em algum bem na sociedade. Oração e trabalho não se excluem, mas se completam; caso contrário seria "oração OU trabalho".

Sentar para ouvir um idoso contar um caso repetido pela milionésmia vez, visitar um enfermo, levando-lhe uma palavra de conforto, doar uma sesta básica a alguma família necessitada, tentar ajudar algum pai de família desempregado, juntar roupas inúteis para alguma campanha em tempos de frio ou chuva intensos... há tantos meios de se promover o bem sem deixar que a misericórdia seja também experimentada por nós. A consciência na hora de votar é traduzida em uma vida política mais sadia, o que não quer dizer que a política seja o único meio de promoção social -- porque não o é, definitivamente.


Estou vivendo este ano de 2012 assim, pensando na vida e agindo no silêncio do meu coração. Estou em pleno momento de preparação para me consagrar de um modo mais radical a Deus e, com São Bento, Santa Teresinha do Menino Jesus, São João da Cruz, Santo Agostinho, São Pio de Pietrelcina, São José e, claro, a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima, estou nutrindo a simplicidade e a alegria de viver em Deus. 2012 é o ano de viver o lema beneditino de "nada antepor a Cristo", de segui-lo radicado em sua palavra: "Vem e segue-me" (Mt 9,9).

Hoje proponho muito mais que uma música, mas que possamos tomar posse dessa canção em nossa vida.

COM TUA MÃO
Suely Façanha


Que Deus nos abençoe em nossos projetos e sonhos. Ele os fará concretizar, para o nosso bem e de toda a Santa Igreja.


Eduardo Parreiras

6 comentários:

  1. DU, e estas férias foram merecidas, bom retorno ao trabalho e com está visão do momento tenho certeza que o Pai Providente estará sempre com você , tomando posse desta da letra desta canção
    você estará sempre protegido,Paz E Bem,
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bia! Eu realmente precisava desse momento de descanso. Agora, é bola pra frente!!! Abraço!

      Excluir
  2. Como é bom experimentar o amor de Deus!!! Este amor incomensurável, caridoso, eterno, cuidadoso, fiel e misericordioso. E quando Jesus nos faz o convite especial e amoroso para “avançar para águas mais profundas”, temos que responder ao Senhor, aprofundando no mistério de Deus na nossa vida e vivendo a experiência daqueles humildes pescadores que nos relata Lc 5, 1-11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ana!!! E devemos atender à ordem do Senhor e, mesmo que nada tenha dado certo, tentar novamente. Muitas vezes, a última chance é a que está certa, pois Deus conhece toda a nossa história e quer que nós sigamos conforme sua vontade. Na pescaria, ele só tem o melhor cardume para nos oferecer. Bjos!

      Excluir
    2. Sim, Eduardo! Ao fazer a experiência daqueles humildes pescadores, não podemos saber o que acontecerá ou podemos até nos sentir cansados por ver tantos esforços infrutíferos, contudo, em obediência à Palavra, lançaremos novamente as redes. Assim como os discípulos não seguiram sozinhos em suas barcas, também, não estamos sozinhos na caminhada. Avancemos, pois, para águas mais profundas, lançando nossas redes sem medo e sem hesitação e, assim, assistiremos maravilhados a abundância de conquistas que o Senhor quer nos dar. Bj.

      Excluir
    3. Exatamente, Ana! Hoje prestei mais atenção à Oração Eucarística VI - B, que reza da seguinte forma: "Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Filho, presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discípulos, ele nos revela as Escrituras e parte o pão para nós." Avançar para águas mais profundas significa, nesse caso, adentrar o mistério da partilha da Palavra e do Pão do Céu, que nos alimenta na caminhada. Abraço e ótima semana!!!

      Excluir