sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

VENIMUS ADORARE EUM!

Boa tarde!

É com muita alegria que estou me preparando para fazer uma breve, mas importante viagem. Neste próximo domingo, algumas noviças da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência - IBDP - farão sua primeira profissão religiosa no Insituto São Pio X, em Osasco - SP. Lá estarei com meus irmãos de caminhada vocacional de leigos oblatos, nossa formadora, e as irmãs do noviciado N. Sra. Aparecida, em Contagem - MG. Além dos primeiros votos, várias irmãs celebrarão 25 e 50 anos de profissão religiosa, motivo pelo qual meu coração se alegra muito! Pura manifestação da graça de Deus no mundo!

Estas festividades coincidem com a Solenidade da Epifania do Senhor, que é a celebração de sua primeira manifestação no mundo desde o seu nascimento. E qual seria tal manifestação de Cristo entre nós?

Recordando as palavras do Santo Evangelho, sabemos que os magos do oriente, seguindo a estrela, foram até Belém para a adorar Jesus. Tal adoração, enquanto devoção máxima à divindade, "manifesta" de modo admiravelmente simples a presença do Messias entre nós.


Gaspar, Baltazar e Belchior não foram até a estrebaria de mãos vazias, mas levaram presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro representa a realeza, a riqueza que contém o Cristo, nascido Rei na pobreza entre as palhas da manjedoura. O incenso remete ao reconhecimento de Cristo como Deus, suave em odor que se eleva ao céu. Por sua vez, a mirra representa o sacrifício de Cristo, que se consome inteiro pela humanidade, objeto de seu amor e razão única e verdadeira de sua encarnação.

A estrela, que se moveu do oriente para o ocidente, nos indica que a totalidade da terra deve adorar o Rei que nasceu como Deus nesse nosso mundo infame. Os céus desceram à terra, em um convite perpétuo à conversão.

Interessante perceber que, entre a grande festa do Natal do Senhor e a Epifania, passamos pela celebração de Maria, Mãe de Deus. Ela, toda santa e imaculada em si mesma, com o seu sim trouxe ao mundo o Emanuel que, agora, é adorado como verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

"Deum de Deo, lumen de lumine; Deum Verum de Deo Vero", reza o credo nicenoconstantinopolitano. "Deus de Deus, luz da lua; Deus verdadeiro de Deus verdadeiro." Deus feito homem que repousa sob os cuidados de um homem e de uma mulher. Deus que se fez pequeno para tornar o homem grande. Deus que se manifestou em meio à pobreza para enriquecer o homem. Deus que não suportou a saudade da criatura preferida e veio assumir tal natureza, para permanecer sempre próximo.


A Oração Eucarística V, composta durante o Congresso Eucarística Nacional de Manaus, no ano de 1975, reza de modo lindo e perfeito o mistério dessa manifestação de Deus em nosso mundo:

"Senhor, vós sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por Ele..."

Em Jesus, Deus quis estar entre nós para nos remir do pecado, e reintroduzir-nos no paraíso de seu amor.  E Maria, virgem e mãe, cuidou para que Ele não deixasse de visitar esta terra de pecado, tornando-se para nós a grande Mediadora entre o Emanuel e nós. Sem o seu sim, nada teria sido feito. Em Maria, a humanidade tem a possibilidade de combater o "não" de Eva com o "sim" à encarnação do Verbo. Ela, Mãe de Deus na manjedoura, tornou-se também nossa mãe aos pés da cruz. De curadora de Deus na estrebaria, tornou-se curadora da humanidade no Calvário.

Maria, Mãe de Deus e nossa, nos apresenta todos os dias o seu Filho, para que seja adorado. E qual presente temos para Ele em mãos? Ele quer, como ouro, incenso e mirra, o nosso coração, que viverá de sua realeza, obediência e sacrifício.

Que cada batida do nosso coração seja fundamentada em Belém. É lá que encontramos o Cristo, nosso Deus-irmão que se fez tudo no nada, para que o nosso nada seja tudo. Deixemos acontecer uma nova Epifania em nossa vida. Permitamos que o Cristo se manifeste em nós de novo. Vale a pena.

Deixo uma belíssima música de nosso querido Walmir Alencar como fonte de inspiração nesta tarde. Esta letra me faz lembrar das Ir. Beneditinas da Divina Providência, que se "simplesmente amam" e deixam esse amor invadir o mundo ao seu redor.

SIMPLESMENTE AMAR
Walmir Alencar - Min. Adoração e Vida


Abraços!

Eduardo Parreiras


Nenhum comentário:

Postar um comentário