sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

FELICIDADE



"Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!"
Sl 15/16, 11

Providencialmente, este é o salmo das completas na Liturgia das Horas hoje, quinta-feira.



Quero falar hoje da felicidade. O que ela contém? O que ela pode oferecer? Como ela se manifesta? Como se faz para alcançá-la? O que ela é?


Nem todos sabemos ao certo o que é a felicidade, mas todos queremos tê-la. Por que todos querem ser felizes, mas nem todos se esforçam por alcançar o estado de graça almejado? Por que o inconformismo dura muito mais que o breve instante de decisão que pode mover o ser para que seja feliz?

Bem. A felicidade não é, de fato, para todos... mas para alguns. Explico-me.

A felicidade é simples demais para a complicação humana. O homem é um ser complexo por excelência. Quanto mais busca a praticidade da vida com tecnologias mirabolantes, mais tem dificuldades para encontrar a felicidade simplesmente.


As pessoas não conseguem ser felizes porque não tem um carro, uma casa, um bom emprego, as amizades que desejariam ter. Não nasceram na família que queriam; não conseguem acompanhar o desenvolvimento tecnológico e ficam à mercê da ditadura do consumismo.

Homens e mulheres estão infelizes com sua forma física, mas não abrem mão de breves momentos de alegria diante de uma prato bem gorduroso e nada saudável. Buscam a felicidade no corpo perfeito, mas esquecem-se de que a simplicidade da vida é que garante a saúde. Na busca desenfreada pela beleza ganham de brinde a falta de saúde. Os exageros para alcançar um bem tornam-se um mal, muitas vezes, irremediável.

Ser feliz é tão simples que, geralmente, pode se definir esse estado de vida tão desejado com palavras únicas, sem formar frases. Vou dar exemplos:

Sorriso...

Abraço...

Carinho...

Ouvir...

Falar...

Andar...

Comer (bem)...

Dormir...

Namorar...

Beijar...

Amizade...


Céu...

Solidão (é necessária)...

Oração...

Amor...

E o mais importante de tudo... DEUS!


Reclama-se muito o fato de a padaria estar longe demais (dois quarteirões) para ir a pé. Vai-se de carro e esquece-se da graça de ter saúde e poder andar. Reclama-se demais pela demora, mas não se tem paciência de ficar apenas 10 minutos do dia em oração e comunhão com Deus.

Todo santo é feliz. Não há como não ser. Quem é feliz com Deus, não perde a alegria perene nem com o sofrimento, porque Deus é amor e quem ama permanece Nele.

Sejamos felizes. Deus se alegrará com isso.


Hoje sugiro a canção "Feliz", de Bruno Camurati


Até mais!!!!


Eduardo Parreiras

2 comentários:

  1. Qual o segredo da felicidade?
    Para responder a esta pergunta quero partilhar com você uma reflexão publicada no site da Canção Nova: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11448
    Servir a Deus. Eis o segredo da verdadeira felicidade! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto sugerido! Porto, ponte, estrada, estrela, árvore... tudo tem Deus no meio. Obrigado pela sugestão, Ana!!! Abraço!

    ResponderExcluir