terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CONSAGRADOS PARA AMAR

Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje venho partilhar com vocês a graça de ter participado da grande festa da Família Espiritual do Instituto das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, ocorrida no último domingo, festa da Epifania do Senhor. A congregação celebrou nesse dia a profissão religiosa de três noviças, agora Irmãs Beatriz, Francinete e Sônia, e o jubileu de 25, 50, 60 e 80 anos de vida consagrada de outras religiosas, que há décadas dedicam suas vidas à missão e ao serviço do Evangelho.

Nosso grupo era formado por mim, Ana Magna (fidelíssima leitora e excelente comentadora deste blog), Ana Beatriz, Sônia de Lourdes (também leitoras assíduas do blog), Ambrósio, D. Zilda e o motorista da Kombi, Sr. Cléber. Chegamos ao colégio pela tarde de sábado.

À esquerda, Sônia de Lourdes, nossa formadora

Eu, Ana Magna, Ana Beatriz e Ambrósio

Irmãs Beneditinas da Divina Providência
A acolhida no Instituto São Pio X em Osasco/SP foi maravilhosa. A Ir. Luzia nos recebeu cantando "Oh, Minas Gerais!", acolhendo nosso grupo de Contagem. Que alegria! Que presença de Deus!!! Pude ficar horas conversando com ela, no sábado à noite. A simplicidade dela me edificou tanto que voltei uma pessoa mais simples de lá. Ela me contava das "má notas" das Irmãs, em viagem ou em missão. Eu ria demais, sem compromisso com o excesso de respeito. Os quartos do Lar "Madre Benedita" estavam impecáveis, como sempre! As irmãs zelam com muito carinho e cuidado pelo espaço de acolhida. É o carinho de Deus sendo dispensado por mãos humanas.

No domingo pela manhã, tivemos a belíssima solenidade da Epifania do Senhor, presidida pelo Exmo. Bispo Diocesano de Osasco, D. Ercílio Turco, e concelebrada pelos Rvmos. Pe. Pedro (Santa Rosa de Viterbo - SP) e Pe. Jean (Varginha - MG).


As irmãs, todas em hábito solene marrom, irradiaram com beleza e maestria uma alegria que só quem tem fé pode experimentar. Os sorrisos, abraços, olhares misericordiosos e ternos evidenciavam a presença de Deus a quem pôde entrar no mistério da vida consagrada. Elas evidenciam, com a própria vida, que doar-se pelo Evangelho de Cristo é um ato simples e cheio de graça, fonte inesgotável do amor de Deus pelos homens.

Pude rever irmãs que há muito tempo não via, e outras que pude ver há pouco prazo. Irs. Irma, Meiriane, Maria Aparecida, Madalena, Amélia, Maria Della Giustina, dentre tantas. Ir. Bárbara, Madre Provincial, também nos acolheu com uma simplicidade enorme e espontânea. Às outras irmãs que não sei o nome, fica também minha gratidão por esses dois dias tão intensos!

Eu e Ir. Meiriane

A consagração a Deus é algo tremendo e que eu também busco. Ser só Dele. É uma meta que eu ainda vou alcançar. Não consigo pensar em outra coisa a cada instante a não ser no Deus que me criou, me ama e mantém. É nele que eu fundamento minha esperança; é nele que eu busco a verdade que me acalma e onde alcanço a felicidade.

Uma irmã é especial para mim e, tenho certeza, para o grupo de Contagem: Ir. Márcia. Essa mulher transmite uma presença de Deus que eu não consigo explicar em palavras. Só conhecendo para entender. O olhar dela parece não ter fundos... transparece a eternidade. De fato, a contemplação da eternidade é só para aqueles que se deixam inundar por ela, e Ir. Márcia me deixa claro que o céu está próximo. A simplicidade dela é muito próxima à de Maria, que não se cansou de ouvir o Senhor em Betânia. "A ela foi reservada a melhor parte, que não lhe será tirada." (Lc 10,42). O carinho dela é diferente, como de quem não precisa tocar nas chagas do Senhor para crer, como aconteceu com Tomé. Sua fé é genuinamente simples e fundamentada no amor.

A vida consagrada é isso: viver no amor, do amor e para o amor. Eu quero abraçar isso com todas as forças do meu coração, e sei que o momento chegou. Já estou vivendo um tempo de graça, mas quando Deus chama é preciso confirmar nas oficialidades da Igreja. Só me resta postar uma frase do meu querido Santo Agostinho: "Dá-me o que me mandas, e manda-me o que queiras de mim..."

Não tenhamos medo de nos consagrar ao Senhor. Ele chama e quer a nossa felicidade completa no serviço a Ele e aos irmãos. Vivamos o amor que não busca os interesses próprios, mas sai de si mesmo em direção oposta, sempre para o outro que é objeto desse amor...

Para nossa contemplação de hoje, sugiro a canção "Consagrado para amar", de Eliana Ribeiro.




Abraços... Deus nos abençoe e renove nossa vocação... sempre!

Eduardo Parreiras



2 comentários:

  1. Eduardo. Obrigada pelo elogio de “excelente comentadora” (rsrsrs). Apenas expresso o que realmente sinto quando leio as suas belas reflexões. Realmente, nesta viagem, foi TUDO simplesmente MARAVILHOSO, conforme você bem noticiou. Como é bom e belo ser CONSAGRADO! Faço minhas as palavras do Dunga, membro consagrado da Canção Nova: “Deus me tem um plano de amor e paz ... criado para te adorar, chamado para te servir, enviado para amar.” Para retribuir tamanho carinho, veja o seguinte vídeo acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=Ga9niVVuR5o. Que tenhamos uma vida profundamente arraigada nos exemplos e ensinamentos de JESUS! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Linda música, Ana! Eu não conhecia. Na verdade, não estamos sozinhos neste caminho de consagração, e, como "servos humildes na vinha do Senhor", como disse o Papa Bento XVI em sua investidura pontifícia, somos amparados em todos os propósitos de santidade por Nosso Senhor Jesus Cristo. A Santíssima Virgem Maria nos mantém em seu coração suplicante e abre para nós todas as vias!!! Abraço.

    ResponderExcluir