segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DIVINA PROVIDÊNCIA



Olá!!!

Hoje eu tenho uma nova partilha e resolvi vir ao blog para escrever. As letras são um refúgio poderoso, quando não consigo rezar. Escrever me redime das partilhas enclausuradas, que não podem ser anunciadas aos quatro ventos. A clausura das palavras faladas pode finalizar nas palavras escritas.

Comecei este dia com o coração atribulado, ao melhor estilo "coração na mão". Sabe aquele dia em que o desespero insiste em tomar conta, embora a razão não queira? Pois é, assim tem sido o meu dia de hoje. Quando me sinto fraco, desconsolado, lembro de duas pessoas muito importantes na minha vida: Maria, Mãe de Deus e Nossa, e Teresinha do Menino Jesus.

Primeiramente, recorro à Santíssima Mãe de Deus, por ter ela guardado todas os seus louvores e aflições no coração. Preciso aprender com ela, pois ela me ensina muito a confiar em Deus. Durante o ano de 2011, na caminhada vocacional da Família Espiritual das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, aprendi com Maria, Mãe da Divina Providência, que Deus cuida de tudo. Tudo mesmo! Basta confiar e deixar-se abandonar nos braços de Deus. Foi o ano do "confiante abandono à Divina Providência".

Maria, Mãe da Divina Providência

Abandonar-se é, por natureza, um verbo reflexivo, que exige ao mesmo tempo uma ação e reação. Deus me diz: "Pula!", e eu devo pular mesmo! Devo confiar nos braços de Deus como aqueles vocalistas malucos de bandas de rock, em seus shows alucinados e alucinantes. Acho aquilo um barato! Do nada, os caras pulam no meio da galera, que vai à loucura!!! Quando tenho a maturidade de fazer isso nos braços de Deus, o Céu também vai à loucura com meu gesto. E assim acontece com cada um de nós... Temos que ser ousados e pular na graça de Deus. Isso é abandonar-se à Divina Providência e aprendi com Maria!

Depois, recorro à intercessão de Santa Teresinha, mulher jovem e audaciosa na fé. A audácia de Teresa de Lisieux era tão grande, que não ousou em afirmar: "Passarei o meu céu fazendo bem à terra!" Ela tinha uma certeza intocável da salvação. E aderiu a ela. Temos que aderir a cada dia ao projeto salvífico de Deus em nossas vidas. Afinal, como afirmou a própria Teresinha, "para amar a Deus temos somente HOJE!" Isso me faz lembrar também um grande santo de nossa Igreja, que nos convida à imediata conversão: Santo Expedito. Ele sempre tentava postergar sua conversão, apegado demais aos prazeres deste mundo. Mas Deus inspirou-lhe que a conversão deve ser no "hoje", e não no "amanhã". Teresinha e Expedito tem muito em comum neste aspecto da redenção. Não devemos deixar para amanhã a conversão que precisamos viver hoje. O ontem já não nos pertence, e toda e qualquer manifestação dele é uma tentação demoníaca ou provação humana, que tenta nos embaraçar diante da graça, sempre atual, de Deus.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face - Teresa de Lisieux

Deus tem me presenteado demais ultimamente com amigos que intercedem por mim. Não os considero anjos, porque anjo nos guarda em seu estado angelical de origem celeste. Os amigos, quando rezam por nosso bem, praticamente garantem a nossa conversão. Eu não vou mencionar os nomes aqui, mas aqueles que rezam por mim sabem que este post de hoje é dedicado a eles. Confio cada um deles à intercessão da Bem-aventurada e Sempre Virgem Maria, a quem devoto o meu caminhar de sempre, especialmente este ano de 2012; também os confio à intercessão de Santa Teresinha que, como jovem, soube ser mestra na fé e doutora da humildade.

Hoje, mais que nunca, em meio à tribulação, ouço e partilho com vocês a belíssima música "Regaço Acolhedor", da Ir. Kelly Patrícia. "Minha Mãe é a Virgem Maria, é ela que agora vai me acolher, me abraçar, me perdoar, me compreender... me acalmar, me ensinar, me educar, me formar, me amar!" A ela, entrego toda a minha vida e vocação, repetindo, não por simplesmente repetir, mas por assumir em minha vida o lema pontifício do Bem-aventurado Papa João Paulo II: "Totus Tuus, Maria!" Eu sou católico demais para não confiar minha vida à intercessão de Maria. Fato.



6 comentários:

  1. " Não pertubes o vosso coração.
    Pede a mãe que o filho atende."
    " Confiante abandono aos braços do Pai Providnte
    a que tudo proverá."
    Coragem; Fé; Escuta;
    Boa noite.
    Sônia de Lourdes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Coragem, fé e escuta", três palavras significativas, que devem se tornar um post futuramente, rsrsrs! Bjos!

      Excluir
  2. Du, com a proteção da Divina Providência e com a e com as nossas intercessões junto a Deus em oração, a conversão virá assim como a de São Paulo, segundo 2Pedro3 14,15,estamos todos jun tos com você em oração,abraços, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Quero levar vocês para o céu comigo. Creia!!!! Amo!!!! Bjos.

      Excluir
  3. Oi Eduardo. Você acredita que nesta segunda-feira estava relendo a programação dos retiros que serão realizados neste ano no Mosteiro São José e quando deparei com o mês de setembro, cujo tema é “Retiro com Santa Teresa de Lisieux: A pequena via”, logo me lembrei de você, pois bem sei da sua devoção por ela. Pouco tempo depois, acessei o blog e você estava falando desta notável santa. Nada é coincidência, tudo é providência! Quem sabe, e se for da vontade de Deus, você passará o seu aniversário junto com Santa Terezinha de Lisieux, pois o retiro se realizará de 21 a 23/09 (rsrs). Por ora, deixo para você uma das frases desta, como você bem disse, “mestra da fé e doutora da humildade”: "Parece-me que agora nada me impede de levantar voo, pois não tenho mais grandes desejos a não ser o de amar até morrer de amor". Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem duvida da Providência??? Hehehe... pois bem, a prova de que Deus é providente conosco está em pequenas coisas, como essa simples "coincidência providencial", em que Teresa de Lisieux aparece para fazer parte da turma de santos que intercedem por nós. Quanto à frase dela, não vou comentar. O silêncio basta, diante de uma verdade tão simples e, ao mesmo tempo, tão importante. Bjos, querida!!! Amemos até morrer de amor...

      Excluir