sábado, 21 de janeiro de 2012

UM TEMPO PARA CADA COISA



Boa tarde!

Hoje me aconteceu algo inusitado. Na última quinta-feira eu tive o prazer de conversar com meu amigo, Pe. Ângelo, que me convidou a fazer um passeio hoje, sábado, a Itaverava, cidadezinha pacata do interior de MG. Aceitei o convite, afim de colocar as conversas em dia. Marcamos hoje, e ele ficou de me pegar na PUC-Coração Eucarístico, pois sairia da Rádio América, próxima de lá.

Hoje, pelas 06h30min da manhã, Pe. Ângelo me liga. Acordei desorientado e, quando atendi, ele me perguntou porque eu não havia ido encontrá-lo. Achei que já fossem 18h30min!!! Hahaha... Pensei: "certo que fui dormir às 03h da madrugada, mas não precisava ter dormido tanto assim!" Então lhe disse: "Mas, padre, ainda é manhã!" E ele me respondeu: "Sim, querido. Meu programa na Rádio América é no fim da madrugada!"

"Meu Deus! Então, não tenho como ir contigo a Itaverava, pois você vai se atrasar!" E Ele: "Vou ficar esperando você me ligar para nos encontrarmos então!"



Eu havia marcado com uma "cyber" amiga, a querida Patty Barbosa, seguidora e fiel leitora deste blog, de nos encontrarmos, pois ela mora nessa pitoresca cidade do interior de MG. Depois do ocorrido, tive que desmarcar com ela o momento de nos conhecermos pessoalmente. É que sempre rezamos juntos pela internet, e um pelo outro em nossos momentos de intimidade com Deus.

Estou contando resumidamente essa história que, infelizmente, aconteceu na realidade nesta manhã. Confesso ter ficado chateado por ter me enganado com relação ao horário de encontro com meu amigo. Eu mesmo perdi a oportunidade que havia procurado e estava aguardando com certa ansiedade.

Situações como essa acontecem muitas vezes em nossa vida. Sabe o que faltou para que não ocorresse o engano? A simples pergunta: manhã ou tarde? Embora eu não tivesse a dúvida quando combinamos, ela existiu e atrapalhou meus planos, mesmo sem eu querer. Quantas vezes programamos coisas que terminam em erro? Os assuntos a tratar com o padre são importantes, e eu não queria deixar para depois. Mas o "vacilo" me força a postergar a partilha. Sei que o padre me perdoará. Ele tem um coração enorme, rsrs! Mas na nossa caminhada, a coisa fica mais séria. E se não der tempo de voltarmos para Deus? Conversão não é algo que possa ser remarcado; horário é horário, e é agora!

Sinto que, embora eu tenha buscado Deus intensamente, continuo o mesmo "lesado" de sempre. É engraçado mesmo!!! Sou muito devagar para algumas coisas! Não presto a devida atenção ao que realmente faz diferença. Claro! Há 06h30min pela manhã e pela tarde!!! Uma confusão de nada mais nada menos que 12 h! Por mais que busquemos aprofundar nossa vida de oração, é preciso também ficar alerta ao tempo presente. Quando estamos em um processo de maturidade espiritual, podemos nos prender à eternidade e esquecermos do tempo presente. Creio que a experiência de hoje é válida para minha maturidade integral, como homem de Deus que vive no mundo. A eternidade não pode anular o nosso tempo, enquanto ainda vivemos neste mundo. Confesso ainda não ter aprendido a lidar com uma coisa e outra simultaneamente. Minha sede de eternidade me faz perder as contas do tempo, e preciso reverter isso. Tenho que aprender a amar a eternidade a partir do meu tempo. Só assim poderei alcançar o céu, tendo pisado a terra.


Esta é uma das minhas metas para 2012: ter mais consciência do tempo. Sou muito relapso com ele. Sou um péssimo administrador do tempo e preciso me converter, mudar de direção na divisão das minhas tarefas. Por que tenho tanta dificuldade em estabelecer as prioridades? Será um trabalho árduo, mas me fará crescer muito. Uma coisa nos é necessária: manter a fé e a alegria. Sempre.

Amadureçamos. Toda colheita tem um tempo certo.

A música de hoje é bem sugestiva. Nosso grande e querido Eugênio Jorge e sua patota do Mensagem Brasil nos enchem de esperança com esta canção. "Tempo de amar!"


Abraços!!!

Eduardo Parreiras

4 comentários:

  1. Du é com grande alegria que vejo a sua conversão e amadurecimento é com este momentos que vivemos cada dia , com carinho, simplicidade e humildade que nos vemos crescer, abraços Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!!! Que legal você também comentando aqui!
      A conversão e a maturidade caminham sempre juntas, não é? Todo processo de amadurecimento requer tempo e paciência, carinho, simplicidade e humildade, como você bem disse!!! Abraço! Ótimo fim de semana!!!

      Excluir
  2. Dudu,
    " Nada é por acaso. Tudo é Providência."
    A própria música e muito bem selecionada por sinal nos revela tudo isto.
    Há um tempo para tudo. O tempo de Deus não é o mesmo nosso.
    Soninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Sônia! Existe, de fato, um tempo para cada coisa. Deus tem me mostrado que, junto ao tempo, ele também providencia amigos, um para cada coisa. No caso da minha vida na atualidade, me deu três. Vocês sabem quem são. Amo!!!

      Excluir