quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Missão e música

Boa noite, pessoal!


Hoje, dia 22 de novembro, celebramos a memória de uma grande santa e mártir da nossa Igreja: Santa Cecília. Como músico católico, é claro que busquei um pouco mais de conhecimento sobre essa grande mulher que foi perseguida e martirizada por não aceitar a negação da fé em Cristo, e acabei por descobrir uma grande afinidade com sua personalidade.




Cecília, segundo dados postados na Wikipedia, "é uma santa cristã, padroeira dos músicos pois quando ela estava morrendo, ela cantou a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que,tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas, sobre a existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília."


Pois bem. Reza a tradição que Cecília foi condenada à morte por asfixia, por contrariar as leis do Império Romano ao afirmar sua fé em Cristo. Diz-se que, durante o processo de asfixia, ela não parava de cantar louvores a Deus, e não morreu. Também é conhecida a história de que foi prometida em casamento a um jovem chamado Valeriano, ao qual teria revelado a consagração de sua virgindade a Cristo, após seu casamento. Ele, então marido de Cecília, não só respeitou sua vocação como também se converteu ao cristianismo, recebendo o batismo imediatamente.


O que torna a história de Cecília interessante é que ela viveu a vida em Cristo em forma de música. Harmonia com a vontade de Deus, afinação com a fé e coragem de subir ao palco do martírio e cantar as glórias do Cristo Crucificado. Isso é música para qualquer cristão que queira viver o Evangelho como ideal de vida.


Nós, músicos católicos, devemos seguir esse exemplo de Santa Cecília e deixar que Deus cante em nós, através de nós e apesar de nós. Cantar em nós significa deixar que Deus realize em nosso ser uma obra nova, tornando-nos homens e mulheres capazes de aderir ao evangelho "radicadamente" (para não usar a palavra "radicalmente", que sempre soa, erroneamente, como "fanaticamente"); através de nós no que tange ao nosso chamado a ser evangelizadores pela arte, aonde quer que Ele nos envie; e apesar de nós, por nossos pecados e faltas, que não sejam obstáculos ao anúncio da Palavra de Deus.


O músico católico deve ter seus olhos fixos, antes da partitura, no altar. Lá inicia-se e termina a música que compomos, arranjamos, ensaiamos, entoamos, gravamos e fazemos ficar conhecida. Nenhum de nós pode tirar os olhos daquilo que é verdadeiramente santo pois, caso contrário, nossa música perderia todo o sentido, e seria realmente "nossa", e não de Deus.






O músico cristão precisa deixar de ser autor para ser instrumento. De que adianta a bela composição se não há como executá-la? O instrumento, que não tem vontade própria, pode oferecer (ou não) um belo som. Mas vai depender de quem o toca. Antes da preocupação com o instrumento, que é legítima e necessária, precisamos doar uma parte do nosso tempo ao terço e à sagrada escritura. Antes da escolha das músicas da missa, precisamos deter nossa atenção ao evangelho do dia. Antes da afinação dos instrumentos, está a afinação da nossa vida.


Por outro lado, não podemos acreditar que podemos somente confiar na graça que ela tudo fará. É claro que ela fará, mas com nosso esforço. Precisamos ser músicos "profissionais", no sentido mais místico da palavra. Professar significa aderir, tal qual a nossa "profissão de fé" implica em uma "adesão à fé". Temos que "professar" a nossa fé por meio da música, buscando sempre mais conhecimento na área artística, pois a Palavra de Deus precisa chegar com graça e beleza aos ouvidos incrédulos dos homens do nosso tempo.


Sejamos assim. Deixemos Deus afinar nossas notas da vida, compassar os nossos passos e escrever a partitura que Ele quiser em nossos corações. Sejamos humildes, como um simples húmus que torna fértil os corações daqueles que precisam conhecer a graça de viver em um Deus que se fez homem e habitou entre nós.


Doar o nosso tudo. Eis a nota mais afinada ao instrumento da nossa vida nas mãos de Deus.


"Oferta"
Comunidade Católica Shalom





Santa Cecília, rogai por nós!


Abraços!!!!!!!!!!!!!!




Eduardo Parreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário