sábado, 12 de novembro de 2011

A Eucaristia é o carinho de Deus

Buona sera, fratelli e sorelle!!!

No último post refleti sobre a importância de se "experimentar" a Eucaristia, saborear as graças que emanam deste tão admirável sacramento. Quando falo da Eucaristia, não falo com propriedade ou conhecimento a respeito, mas com carinho.


Carinho tem a ver com cuidado. Lembro de uma fase deliciosa da minha infância, quando meu avô Josias ainda era vivo. Ele era bem alto e esguio, tinha uma força impressioante para a idade de quase 80 anos. Ele morava aqui do lado da minha casa, e não havia muro que separava nossos terrenos. Era uma convivência muito gostosa... Recordo-me dele sentado, sentando-me sobre suas canelas e levantando-me somente com a força dos joelhos... Eu me divertia muito! Levava-me a passear pelo bairro em seus ombros, imitando um cavalo em cavalgada. Porém, o que mais me emociona nesta lembrança são as vezes que meu avô rezou comigo. Poucas. Mas ouvi dele as primeiras palavras da Ave-Maria, e aprendi com ele que Maria é "cheia de graça". Meu amor pela Grande Mãe de Deus começou por herança do meu avô. Hei de agradecê-lo todos os dias da minha vida terrena e da eterna também por isso. Sou um católico extremamente mariano por influência do meu avô materno. Ele dizia que "quem é devoto de Nossa Senhora da Conceição" não sofre na hora da morte. Detalhe: ele faleceu aos 84 anos de idade, com um infarto fulminante que não permitiu que ele sofresse. Pura graça e providência de Deus, por meio de Maria! Mas estou partilhando isso para que você, querido leitor, perceba a importância do "carinho" em nossas vidas.

O carinho na medida certa tem o poder de ditar muitas regras na nossa personalidade. Acariciar significa, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (on line), dentre outros significados, "comprazer-se em conservar". Por conseguinte, "comprazer" significa "agradar, ter prazer, satisfação". Acariciar significa, então, "ter prazer em preservar". Quem acaricia doa um bem indestrutível a quem recebe o afago, ao passo que quem recebe a carícia ganha um elemento fundamental na edificação de sua personalidade: a mansidão.


A palavra "mansidão" vem, etimologicamente, da palavra latina "manus", ou seja, "mão". Ser manso é o mesmo que deixar ser tocado pela mão. "Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra." Mt 5,5. O homem manso é, portanto, carinhoso por excelência.

Olho para Jesus Eucarístico com muito carinho, pensando no carinho com que ele olhou para sua Mãe e o Discípulo que Ele amava do alto da Cruz (Jo 19,25s). Da mesma forma ele me amou em sua dor, e com carinho também amou o ladrão que se arrependera ao seu lado: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso!" (Lc 23,42s). Sei que Ele me ama e me promete o paraíso, sem perguntar se arrependido estou de meus pecados, embora o deseje. Ele me acaricia com sua presença e me salva em sua misericórdia. Em seu Coração Chagado são sempre dissolvidos os meus pecados, e Dele nasce a nova vida que me impele à santidade.


Nós também devemos agir com carinho. Carinho tem sabor, cor e cheiro de misericórdia. Um toque é suficiente para se perceber a atitude afável, e sei que o toque de Cristo em sua Igreja tem o nome de Eucaristia.

Seja carinhoso com a Eucaristia. Ela é o carinho de Deus para conosco.

Ouça essa música e sinta amor por Jesus Sacramentado... Eterna Gratidão, da Fraternidade Toca de Assis.


Abraços...

Didu

Nenhum comentário:

Postar um comentário