sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Lugo e a experiência de Deus

Boa noite, queridos!

Hoje tive a graça de participar da Santa Missa na Comunidade Canção Nova de Belo Horizonte, bem no dia em que celebra seus três anos de reconhecimento pontifício. É a Igreja viva levando Jesus ao mundo!!!! Parabéns! Sua existência no mundo torna minha vida mais feliz!

Hoje continuo minha partilha sobre a viagem à Jornada Mundial da Juventude em Madrid. Chegou o momento de partilhar a minha experiência com Deus em terras longínquas. Agora sim, entro na programação da JMJ nos cinco dias de pré-jornada na pacata e acolhedora cidade de Lugo, na Galícia, noroeste da Espanha. Com aproximadamente 80.000 habitantes, a cidade, outrora "Lucus Aucusti", guarda uma história que remonta ao ano 25 a.C. Uma muralha, construída pelos romanos, ainda está inteiramente preservada em seu mais belo e rico conjunto arquitetônico.


A cidade também guarda uma das mais antigas tradições de adoração eucarística da Europa: há mais de 600 anos, Jesus Eucarístico é adorado perpetuamente em sua suntuosa catedral, dedicada à "Virxe dos Ollos Grandes" (em galego; Virgem dos Olhos Grandes, em português).


A nossa pré-jornada, chamada de "Días en las Diócesis" pelos espanhóis, se deu nessa deliciosa cidade que, além de sua receptividade, apresenta ao turista uma boa infraestrutura e gastronomia riquíssima. Lá, eu pude experimentar o melhor ravioli da face da terra! Nem na Itália se faz algo tão perfeito... sério!!! rsrs Acompanhado de vinho galego, é claro...


Fomos recebidos pelas autoridades locais, que nos apresentaram oficialmente a cidade, sua história e cultura, em uma solenidade na "Deputación de Lugo" (prefeitura municipal de Lugo, em uma tradução livre para o português).


Além dessas experiências próprias de um bom turista, foi nessa cidade galega que eu pude fazer minha experiência com Deus nessa peregrinação. Sim!!! Não tive meu encontro com Cristo em Madrid, mesmo com a presença do Santo Padre, o Papa Bento XVI. Madrid é uma outra história...

Em Lugo eu encontrei o Cristo, mesmo depois de me deparar com uma Europa completamente secularizada, sem fé. Eles nos doaram o cristianismo e ficaram sem sua religiosidade. Seus monumentais mosteiros servem hoje de pontos de interesse turístico pela arquitetura, história e arte que detém; mas não pela religiosidade que podem oferecer ao mundo.

Apesar de todo secularismo europeu, em Lugo pude ver o Cristo que mora no coração humano. Fiquei hospedado na casa de uma senhora idosa, chamada Maria del Carmen. Esse nome não foi dado a ela em vão.

Dona Carmen é uma mulher de fibra, cuja história nos faz encher os olhos de lágrimas, inevitavelmente. No primeiro dia em sua casa, não consegui entender bem o idioma espanhol: embolado demais! Mas meu coração compreendia a linguagem universal do amor! Essa mulher me fez compreender que Cristo é o homem-Deus que se submeteu à pobreza humana para redimir o homem. No coração dela eu pude fazer valer a pena todo o esforço que concentrei durante todo o ano de 2011 para ir à JMJ.

Não vou dizer como ela preparou o apartamento para nos receber. Eu e Márcio Santos fomos agraciados por encontrar o Cristo no coração dessa mulher. Suas conversas à noite podeiram durar até hoje... pudemos conhecer o coração imaculado da Santíssima Virgem Maria, novamente humanizado na pessoa de Dona Carmen.


Seu semblante sempre alegre não transparece um coração sofrido, que passou por provações imensas durante a vida. Seu marido teve paralisia múltipla aos trinta anos de idade, ela precisou tocar a empresa da família sozinha, cuidando também dos três filhos. Eu pude contemplar no coração dessa mulher a força e a realeza de Maria...


Sua humildade fez minha JMJ valer a pena. Ao término dos dias em Lugo, já conseguia entender perfeitamente o espanhol embolado de Dona Carmen, ajudado pelo amor que emana de seu coração. A ela devo uma das maiores experiências que já tive com Deus!!! Dona Carmen, obrigado por tudo! 72 anos de história e alegria que encheram a minha alma de força!!! Chorei muito na partida de Lugo para Madrid, depois de vê-la acenar pra mim e dizer, com gestos, que eu moraria eternamente em seu coração!!! Seu adeus acenado por suas delicadas mãos rendeu deliciosas lágrimas em minha viagem para a capital espanhola. Ali foi consumado em meu coração o amor de Deus por mim!

Eu poderia postar um mês inteiro somente sobre as conversas que tivemos com Dona Carmen. Mas não posso deixar de mencionar que a cidade de Lugo também  nos reservou momentos profundos de espiritualidade, dentre eles o "Santo Rosário pela muralha", quando percorremos todo o perímetro da milenar muralha romana, contemplando os mistérios do santo terço.


Da muralha, podia-se obter belíssimas paisagens da cidade à noite, enquanto contemplávamos os mistérios do terço.





A bela cidade romana guarda tesouros que só podem ser revelados na convivência com os piedosos e poucos católicos que encontramos por lá. Os sacerdotes, formados pelo Seminário Diocesano de Lugo e sob a custódia de seu bispo D. Alfonso, nos deram a missão de orar pelo cristianismo europeu.

Enfim... tantas coisas maravilhosas nos aconteceram em Lugo, que jamais poderão se apagar de nossos corações... Yolanda, responsável por nossa acolhida na paróquia de Santiago A Nova, foi maravilhosa conosco!


A galera que esteve na cidade para participar dos Dias nas Dioceses também era muito legal: nós brasileiros, venezuelanos, australianos e irlandeses unidos em uma só fé...


Enfim... Lugo deixará saudades imensas, até o momento em que eu possa visitá-la novamente. Não sei se tenho o direito de pedir a Nosso Senhor uma nova visita ao povo que me fez sentir no coração de Deus mas, se eu puder, peço encarecidamente que Cristo me ouça... aquele povo é maravilhoso demais para não ser revisitado.

Por hoje é só. Para reflexão, posto uma música que reflete a afinidade de minha alma com a de Dona Maria del Carmen.



Que Deus abençoe o povo galego. Minha experiência com Deus passou pelos corações desses cristãos que trazem em si a marca da cruz.

Até a próxima, se Deus quiser!


Didu

2 comentários:

  1. Olá Eduardo. Belíssimo depoimento. Como é bom sentir a presença de Deus e, assim, estar no coração D'Ele! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana! Foi muito importante pra mim a estadia em Lugo. Creio que para todos do grupo, pois foi o principal momento de espiritualiade vivido no que abrange a JMJ. Meus dias valeram a pena no coração de Dona Maria del Carmen. Isso é amor... Abraço!

    ResponderExcluir