sábado, 18 de junho de 2011

Trindade: um EU em três pessoas

Hoje, domingo seguinte ao de Pentecostes, a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade. É uma data importante para todos os cristãos católicos, já que sua iniciação cristã está inserida diretamente no mistério do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Por Jesus, conhecemos o Pai. Pelo Espírito Santo, vivenciamos a salvação que nos foi conquistada por Jesus e desejada pelo Pai. O Pai nos prometeu Jesus que, consequentemente, nos prometeu seu Espírito, aquele mesmo que, no início de tudo, "pairava sobre as águas" (Gn 1,2).

Como falar da Trindade Santa e entendê-la pela razão? Aí está a beleza do mistério trinitário: a imossibilidade de sua compreensão. Pensar nas três pessoas divinas e imaginá-las como um único e verdadeiro Deus é impossível. A razão não dá contas disso! E quem disse que precisamos da razão nessa hora? É que nós temos uma carta na manga: a fé... A mesma fé que move montanhas, que salva, que liberta... A mesma fé que, mesmo sendo um monossílabo tônico, age tão intensamente como se fosse um verbo. E por que não um Verbo? Sim, uma ação inefável da divindade inflamada de amor pela criação.

Jesus é a cara do Pai. O Espírito Santo é o laço de amor entre os dois. Nós, pobres mortais, estamos exatamente entre esse Amor Cruzado de Pai e de Filho. É o "lugar" em que o nosso EU se realiza. Essa é, na verdade, a função do Espírito Santo na Trindade: manter-nos unidos sempre ao Pai que nos criou e ao Filho que nos salvou.

A fé, embora seja para todos, não está ao alcance de todos. Porque é uma questão de adesão, porque cremos, e não apenas acreditamos. Crer exige comprometimento; acreditar é apenas uma forma de "dar crédito", mas não agrega. E as Três Pessoas Divinas querem de nós a fé, o crer, o aderir. O projeto de Deus para cada um de nós é real e vivo. É substancial, não subjetivo. É como um verbo transitivo direto: não precisa de meios para chegar aos fins.

Procurar entender a Santíssima Trindade é inútil. Mas contemplá-la e desejar vivê-la é a porta para a salvação.

Música para reflexão: "O mistério da Trindade", de Walmir Alencar,
Inspirada em um belíssimo texto de Santo Agostinho...


Que Deus nos abençoe por meio de seu Filho, que nos concede a força pela ação do Espírito Santo.

Glória ao Pai,
ao Filho,
e ao Espírito Santo!

Como era no princípio, agora e sempre. Amém!!!

Abraços!


Didu

Nenhum comentário:

Postar um comentário