quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi

"Reunido com os Apóstolos na última ceia, para que a memória da Cruz salvadora permanecesse para sempre, ele se ofereceu a vós como cordeiro sem mancha e foi aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão neste sublime sacramento, a todos nutris e santificais. Fazeis de todos um só coração, iluminais os povos com a luz da mesma fé e congregais os cristãos na mesma caridade. Aproximamo-nos da mesa de tão grande mistério, para encontrar por vossa graça a garantia da vida eterna.


Prefácio da Oração Eucarística na Solenidade de Corpus Christi





Bom dia, amados!


Hoje celebramos com toda a alegria do nosso coração a Solenidade de Corpus Christi. Celebrar o Corpo de Cristo significa celebrar a nossa própria identidade de cristãos. Não existe cristianismo sem a presença real e salvadora de Cristo, e tal presença se realiza através do Sacramento da Eucaristia.


Optei por transcrever o texto do prefácio da Oração Eucarística por considerá-lo fundamento da fé católica a respeito da Eucaristia. É lindo como nossa Igreja catequiza até mesmo nos menos perceptíveis detalhes...


Jesus, reunido com seus amigos, quis que a graça salvífica de sua paixão e morte se convertesse em vida para a humanidade. Por isso, ofereceu seu próprio ser em sacrifício de louvor, de exaltação ao Pai e ao homem. Pela ação do Espírito Santo pôde, mesmo depois de morto na cruz, deixar a nós seu sangue precioso e a água da purificação de nossas almas. Tal mistério une e torna a Igreja um corpo contíguo, tornando cada cristão uma parte imprescindível no projeto salvífico do nosso Redentor, cujo ápice é o amor. Devemos, portanto, dirigir nossos passos em direção ao altar, onde está o banquete que nossa alma deseja, e no qual se encontra a graça para viver a vida futura que há de vir.


A Eucaristia é muito mais simples do que possamos imaginar. Sua simplicidade encerra-se na natureza do mistério. Mistério é para ser vivido e contemplado, não compreendido. Explicado, muito menos!


A lógica do amor de Deus é distante da lógica humana, perpetuando-se enquanto existir a humanidade. Por conseguinte, a razão humana não dá contas de si mesma, e esbarra sempre no mistério do amor de Deus que, evangelicamente, consiste em uma opção acessível ao homem. Eis a função sacramental da Eucaristia na Igreja: fazer com que o homem faça uma opção perpétua pela vivência do amor.


Comungar é promover a comunhão. E comunhão nada mais é que viver o Amor, maiúsculo em sua essência, abreviado pelo mundo moderno. Comungar é agir como um mendigo sentado à mesa de um rei, que aguarda pelo banquete.


A Eucaristia é o nosso maior tesouro. Quando encontramos Jesus pelo Santíssimo Sacramento do altar, queremos, mesmo que nos custe a vida, mostrá-lo ao mundo!!!


Para nossa reflexão em tão especial celebração, sugiro algumas músicas que me fazem um bem imenso na vivência da Comunhão Eucarística:


"Majestosa Eucaristia", Anjos de Resgate






"Adoramos o Verbo", Toca de Assis






"Pão dos anjos", Anjos de Resgate






Adoremos o Verbo. Ele é a nossa salvação!


"Graças e louvores sejam dados a todo momento,
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!!!"


N. Sra. do Santíssimo Sacramento,
fazei-nos verdadeiros adoradores do Santíssimo Sacramento!!!"




Abraços!




Eduardo Parreiras
Didu

Nenhum comentário:

Postar um comentário