sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DESESPERO OU ESPERANÇA?


Olá!

Hoje estou rezando com uma música do novo CD da Adriana Arydes. Primeiramente, achei linda a atitude da missionária, que fez questão de incluir o sobrenome do esposo em seus trabalhos. Ela está vivendo uma graça em seu matrimônio ao desejar que sua família seja manjedoura e estrela, seja o ninho de acolhida ao Menino Deus e, ao mesmo tempo, missionária que mostra onde ele está, com sua arte e dedicação. A canção "Te farei vencer" é, ao meu ver, a que mais fala para os homens de nosso tempo.


Ontem (21/12/2011) eu passei pelo shopping e pude reparar nos rostos das pessoas que passavam freneticamente com suas sacolas enormes, olhando as vitrines e esbarrando-se umas nas outras. Sorriam, beijavam-se, andavam de mãos dadas ou abraçadas... Homens, mulheres, crianças, jovens, idosos. Todos estavam ali, tansitando pelos corredores, afoitos atrás dos presentes de natal.


O consumismo levou o homem ao desespero. Todos precisam "ter" a qualquer custo e, aqueles que não podem "ter", excluem-se da sociedade por preconceito, ou por baixa autoestima. Algumas crianças são contempladas com brinquedos caríssimos, enquanto outras não são contempladas nem com um prato de feijão e arroz. Jovens gastam suas gordas mesadas em roupas, muitas vezes desnecessariamente, enquanto muitos não tem acesso ao vestuário básico e digno. Pais e mães de família gastam uma nota preta em presentes para os filhos mimados, atitude essa muito distante da verdadeira pedagogia que educa para um mundo melhor, enquanto outros pobres coitados não podem nem pagar suas contas básicas, aquelas que nos são indispensáveis para a sobrevivência.

Enquanto isso, cada um luta por si próprio. Talvez, pensam eles, Deus age por alguns. O individualismo toma conta do nosso mundo, cada vez menos preocupado com o necessário e mais afoito com o supérfluo. O homem de hoje está adotando atitudes cada vez mais pueris diante de Jesus Menino, deitado na manjedoura de Belém, anunciado pela estrela que conduziu reis e pastores, pobres e ricos, à estrebaria que acolheu a Sagrada Família.


É preciso amadurecer na fé. Pior que isso, é preciso ter fé, pois nem isso o nosso mundo tem. É errado acreditar em papai noel? Claro que é!!! Eu odeio essa figura que rouba a cena na celebração de uma das mais encantadoras e fundamentais realidades do evangelho. Nós, cristãos, não podemos adorar o consumismo, antepor o "ter" ao "ser", comportando-nos como magos que se preocupam somente com "ouro, incenso e mirra".

A canção que mencionei da Adriana Arydes, que segue em vídeo do youtube, fez-me pensar nesses tempos em que nós, cristãos, temos que unir o nosso sangue ao Sangue do Senhor no anúncio do evangelho. Tenho certeza que, para que os homens se voltem para Deus, teremos que ser estrela, manjedoura e estrebaria em um mundo que não olha para o céu, a não ser com a preocupação se há vida em outros planetas. O homem conseguiu ir à lua, e uma de suas sondas moderníssimas já conseguiu sair dos limites do sistema solar. Porém, não consegue aproximar-se de um Deus tão belo e simples, que está dentro de si mesmo.

É preciso lutar e vencer, caminhar e chegar. O evangelho só perde o efeito quando o remetente esquece-se do destinatário. E nós, cristãos vocacionados à doação de nossas vidas no amor, temos que confiar em Deus e segui-lo até o fim, onde está o começo de tudo... a mesma estrela, a mesma estrebaria e a mesma manjedoura. Os mesmos personagens de uma vida mais que real. 

Reze com a letra dessa música. Por mais que não pareça ter algo a ver com a festa do natal, a realidade em que nos inserimos nesse tempo nos leva a tomar posse dessa graça...


No silêncio desse quarto
com essa dor dentro do peito
Eu sei, não há outro caminho
eu sei que não há outro jeito

As lágrimas não sei como cessar
E às vezes não me deixam enxergar
mas sei que, com a fé no meu Senhor,
eu posso tudo passar, é o Senhor quem me diz:

"Confia em mim, vou com você, não te deixarei só
Se for fiel te honrarei, e te farei vencer!"

"Eu luto por ti
Eu venço por ti
Não temas, confia
Pois te farei um vencedor!"

Agora, ouça a canção em um vídeo no youtube. Vale a pena!



A nossa vitória é a vitória de Cristo Menino Deus. Que Ele nos inspire a viver na simplicidade dos pastores, na nobreza dos magos e no zelo de Maria e José.

Até mais!!!


Didu

Nenhum comentário:

Postar um comentário