quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

QUARESMA, TEMPO DE CONVERSÃO



Prezados, boa noite!!!

Estamos em pleno tempo quaresmal, período em que toda a Igreja se retira em penitência, oração e obras de caridade, em preparação para a grande festa da Páscoa. Tenho refletido muito nos últimos dias sobre este tempo de graça e de conversão, além de ter tomado algumas atitudes em minha caminhada de fé.


O conceito de penitência não está associado ao de tristeza. Somente aqueles que se penitenciam para obter de Deus a graça para a conversão sabem o que é viver as renúncias com alegria. Muitos se enganam, achando que a Quaresma é um período triste, em que não se canta o glória na Santa Missa, nem o aleluia na aclamação ao Evangelho. Também não é permitido bater palmas e é bom que os ministérios de música se abstenham das percussões e ritmos eufóricos. Muitas igrejas também adotam as matracas no lugar dos sinos, na consagração, procissão do Santíssimo, via-sacra e outras formas de piedade popular. Outras guardam uma bela tradição de cobrir as imagens com cortinas roxas.

O silêncio é especialmente valorizado neste tempo, em que devemos nos recolher em uma constante penitência. Nosso coração deve esvaziar-se em meio à correria do dia-a-dia para que esteja aberto às festividades pascais. A oração tem especial importância, já que nos prepara para suportar as provações que costumam se intensificar neste tempo.


Gosto de viver a Quaresma em profunda reflexão da Palavra de Deus e vivência dos sacramentos. A Eucaristia e a Confissão tem um lugar todo especial, já que neste tempo preciso intensificar o processo de conversão. Aliás, o sentido de conversão no catolicismo é bem diferente do que ouvimos em outras denominações cristãs, que consideram convertido aquele que simplesmente troca uma instituição religiosa por outra. Aqui, na Igreja Católica, a conversão significa uma mudança de vida, de atitudes, que leva a uma adesão ao Evangelho de Cristo. É um processo contínuo, que só terminará no Céu. "Convertei-vos e crede no Evangelho!" É assim que, na quarta-feira de cinzas, começa o nosso tempo quaresmal.

Os 40 dias penitenciais, que se encerram no Domingo de Ramos (e da Paixão do Senhor), parecem demorar muito para quem se penitencia na tristeza, por ter que se abster de alguma coisa ou por jejuar. Muitos de nós ficamos na torcida para que esses dias passem logo, a fim de podermos fazer tudo aquilo que fazíamos até o carnaval, mas nossas penitências precisam nos preparar e educar para uma vida cristã mais autêntica. Esse é o real motivo da celebração de um tempo penitencial.


O "Mistério Pascal de Cristo" compõe-se por sua paixão, morte e ressurreição, que culmina na redenção da humanidade. Por isso, celebramos as dores de Jesus, desde sua agonia no Horto das Oliveiras, até o momento em que ressurge glorioso, vencedor da morte e do pecado. Aos domingos, refletimos os temas centrais que preparam este momento pascal da vida de Jesus, como as tentações no deserto no 1º Domingo da Quaresma. Algumas passagens dos Evangelhos serão especialmente refletidas, como o diálogo de Jesus com a Samaritana no poço de Jacó. "Eu te darei a água da vida", disse Jesus àquela mulher. E também repete a nós essa mesma proposta, para que tenhamos vida em abundância.

A cruz, emblema máximo da nossa fé, torna-se muito mais que um símbolo, mas configura-se em forma de provações e tentações, que sempre ameaçam nossa fé. A partir da contemplação da cruz, meditamos com piedade e amor os passos da via-sacra de Jesus, no trajeto ao calvário com a cruz aos ombros.


A Quaresma é, portanto, um período mais intenso e propício para uma conversão efetiva, que ocorre na prática, embora não seja necessariamente percebida pelos outros. O que importa é que a adesão a Cristo deve ser livre, inteira e alegre. Sempre!

Para nossa oração de hoje, proponho a música "É tempo", de Suely Façanha.


Abraços e que Deus conceda a você uma santa Quaresma, sem se esquecer de converter e crer no Evangelho!!!

Didu

4 comentários:

  1. De fato, é necessário resgatar o sentido e a importância da penitência, em especial no período da Quaresma. Posso estar enganada, mas me parece que a penitência quaresmal é muito negligenciada entre os católicos de hoje. Não tanto por falta de desejo de praticá-la, mas principalmente porque não foram devidamente orientados para isso. É preciso que sacerdotes e catequistas estejam mais atentos a isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane! Sua observação é muito importante. Muitos de nós católicos negligenciamos a quaresma por falta de orientação. Cabe a nós, um pouco mais instruídos na fé, ajudar quem ainda tem dificuldades para caminhar. Vale lembrar que a catequese, em nossos dias, precisa ser algo constante e também é um dever de todos. Um abraço... Deus te abençoe!!!

      Excluir
  2. "Aqui, na Igreja Católica, a conversão significa uma mudança de vida, de atitudes, que leva a uma adesão ao Evangelho de Cristo."

    A Conversão tem que ser contínua .. dia apos dia.. Bonito texto Didu. Ficundeus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Guedes! Que bom que gostou. No decorrer do tempo quaresmal vou postar outras coisas a respeito. Abraços!!!

      Excluir