Hoje inicio uma série de postagens sobre a minha viagem à Europa, que teve como motivação a Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madrid no período de 16 a 21 de Agosto deste ano. Mas tive a graça de poder experimentar um pouco mais da Europa, estendendo a viagem até Roma.
Divido a viagem em quatro partes:
1 - Fátima, Portugal e Santiago de Compostela, Espanha - peregrinação
2 - Lugo, Espanha - pré-JMJ
3 - Madrid, Espanha - JMJ
4 - Roma, Itália - turismo comum
Primeiramente, partilho as experiências de Fátima, em Portugal, que faz parte da primeira fase da viagem. Voamos diretamente de Belo Horizonte a Lisboa, saindo na tarde do dia 7 e chegando a Lisboa na manhã (horário local) do dia 8 de Agosto.
O transfer já nos aguardava no aeroporto e fomos diretamente para Fátima, onde chegamos por volta das 09:30 h. Passamos em uma linda e imensa loja de suvenirs, onde havia uma grande imagem de Nossa Senhora logo na entrada.
Em seguida fomos para o Santuário e, primeiramente, conhecemos a Basílica da Santíssima Trindade, erguida recentemente, no ano de 2007.
O Santuário, erguido na Cova da Iria, onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos Beatos Francisco e Jacinta Marto e Ir. Lúcia, não traz uma arquitetura deslumbrante, embora seja imponente. A simplicidade lembra a beleza suave de Maria, que sempre se doou na humildade.
Lá estão os túmulos dos três pastorinhos. Ao vê-los, foi muito forte a emoção de poder estar tão perto de pessoas que contribuíram para o projeto de Deus para o mundo por meio de Maria. Francisco, Jacinta e Lúcia são testemunhos de que Maria é a porta do céu e intercede por nós a cada momento.
O interior do Santuário é de uma beleza simples e bastante mariana. Muito branco, que transmite uma paz única...
Ficamos lá pouquíssimo tempo, que não foi suficiente nem para participar da Santa Missa, que acontecia na Capela das Aparições, no pátio do Santuário.
Tínhamos que viajar para Santiago de Compostela e chegar ao destino no mesmo dia, antes das 19 h. Mesmo assim, foi possível sentir a inegável presença de Maria em terras portuguesas, que nos presenteou com um céu de um azul anil belíssimo...
De fato, Portugal abriga um dos lugares mais místicos do mundo. A presença de Maria só não está em sua forma física, mas toda experiência mística com a Mãe de Deus pode ser sentida em Fátima. Não é um lugar mágico, mas místico... A presença de Deus é perceptível, creio eu, até aos não crentes.
Fátima não é um lugar para ser visitado de qualquer jeito, na correria, mas para ser apreciado, embora seja um lugarejo pequeno. Há muito o que vivienciar por meio de Maria neste lugar que, depois de Belém e Nazaré, é a casa de Maria por excelência...
A seguir, um vídeo feito em 2007 que transmite um pouco da graça de celebrar Nossa Senhora, Virgem de Fátima:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores
agora e na hora de nossa morte.
Amém!!!
Próxima parada, Santiago de Compostela, região da Galícia, Espanha.
Até lá...
Didu
Olá, Eduardo. Que bom que voltou!!! Estava com saudades de você e das suas reflexões no blog. Vou conferir todas as suas postagens (rsrs). Fique com Deus. Bj.
ResponderExcluir